quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Dietas mais Dietas"


Dieta da sopa, da lua, do suco, do tipo sanguíneo, da proteína, sem glutem e a base de grãos, o que não faltam são sugestões. Sem contar a mil e uma reportagens a cada dia falando de um alimento especificamente. Dando dicas de como aproveitar melhor os alimentos, a partir de combinações forma de cozimento e por ai.

O que mais me intriga é que se colocarmos em prática pelo menos um pouco desta farta literatura, creio que iríamos até estourar. Imagine, tem médicos que defendem a banana por exemplo e dizem que é para comer pelo menos três diariamente. O que diz que a carne vermelha faz falta nos indica 100 gramas por dia, e os pães integrais arroz feijão amendoim chocolate amargo, cinco frutas vários legumes comida colorida sem faltar o iogurte e granolas com aveia etc.

Como assim? Quem seguir o nutricionista, o médico cardiologista ou endocrinologista, ou como Carmem Tabuada, psicóloga formada pela Faculdade Pitágoras que diz, “comer bem trás alegria e aumenta a serotonina. O bom é seguir a dieta que vem da cultura de cada um e claro tentando se adequar ao mais o próximo daquilo que nos trará, mais saúde. Para assim lidar melhor com as questões que se apresentam a toda hora.

A dieta do Dr. Atkins.

O que propõe

A sugestão desta dieta, mais conhecida como a dieta da proteína, criada pelo cardiologista americano Robert Atkins. Sua proposta em prol da saúde e do bem estar é a restrição quanto aos carboidratos em todas as refeições em troca de proteínas de origem animal como carnes, peixes, ovos queijos amarelos e pasmem bacon e embutidos.
Após duas semanas de tratamento os carboidratos são liberados, mas somente 20gr por dia. Após duas semanas é liberado mais 40gr, mas não tem jeito não o negócio é esquecer os bolos, o arroz e outras guloseimas deste quadro. A ideia é de que o organismo após alguns dias crie condições metabólicas para retirar a energia  dos corpos cetônicos.  .
Segundo o cardiologista Dr. Marco Aurélio, o que esta dieta pode provocar de contradição, é sempre o exagero e o não entendimento da mesma. “O caso é que esta dieta leva a um emagrecimento rápido,mas a perda de músculo também é acentuada e por isto a sensação de emagrecimento, que na verdade não é saudável para ninguém, e além do mais a longo prazo, pode inclusive aumentar o colesterol. Tudo tem que ser bem dosado e aliado sempre a exercícios físicos”, alerta o cardiologista mineiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário