quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O divã pode ser a solução?

Olhando as dietas pelo lado psicológico, para quem deseja perder peso de forma saudável, o ideal  seria começar pelas mudando as relações com os alimentos. Segundo relatou Renata Melo, promotora de eventos da boate Na Sala de Belo Horizonte."
 "Como sempre precisei me apresentar bem, recorria a todos os regimes encontrados em qualquer revista.

Mas só consegui manter a dieta depois que procurei ajuda psicológica.Ai eu consegui ser uma pessoa que pensa magro, na hora que queria comer,  primeiro ficava pensando se realmente estava com fome ou se dava pra esperar a próxim refeição assim fui aprendendo a me controlar. Não foi fácil, fiz mais de seis meses de terapia."

São palavras de Dra Carmem Tabuada
 VOCÊ TEM FOME DO QUE?

Na sociedade capitalista contemporânea, a ansiedade gerada pela correria diária somada à ocorrência da globalização, advento nascido do avanço tecnológico que, através dos meios de comunicação de massa rompeu com as fronteiras culturais e transformou o mundo ocidental
, fez com que as relações humanas se tornassem superficiais, isolando os indivíduos em seu mundo emocional.

Sabemos que o dispêndio de energia gera fome, mas que a ansiedade gera fome também. Mas fome do que? Fome de comida ou vontade de preencher algo dentro de nós? Será um vazio emocional o que nos ocupa internamente e que nos leva a comer além dos limites? As tentações estão todas aí nos impelindo ao consumo de alimentos que conscientemente sabemos que nos fazem mal, mas as informações e dicas para mantermos um corpo saudável estão aí também.

Todos sabemos que as dietas restritivas só funcionam quando estamos prontos para elas. Portanto, de nada adianta tentarmos a dieta da moda esperando um milagre. Se depois de avaliações médicas você continua engordando ou não consegue emagrecer isso é sinal de que você precisa parar um pouco para refletir sobre si. Pare e procure um psicólogo. Ele o acompanhará numa jornada interior e juntos, descobrirão a real causa da sua ansiedade. Depois de algum tempo, você vai ver como conseguirá chegar no seu peso ideal.

Carmen Taboada, psicóloga clínica
CRP04-35.305

Nenhum comentário:

Postar um comentário